Mesmo dentro da região do Douro a quinta do Saião possui caraterísticas únicas. Localizada no quente e remoto Douro Superior no concelho de Vila Nova de foz Côa é duplamente património mundial da Unesco: pelo Alto Douro Vinhateiro e pelas Gravuras Rupestres. 

Não existem zonas habitadas nas suas imediações da Quinta permitindo um silêncio total e avassalador, quebrado apenas pelos sons da natureza. Esta singularidade aliada às vistas deslumbrantes sobre o rio Douro e vinhas, permite passeios e trilhos em plena comunhão com a natureza para observação da fauna e flora terrestres, birdwatching e exploração das gravuras rupestres da localidade.

A praia fluvial e o barco de recreio atracado na margem do rio permitem passeios e atividades lúdicas para os mais destemidos e apaixonados pela água.

A experiência da “Vinha ao Copo” é a nossa ode ao vinho:   os nossos hóspedes terão à sua disposição um conjunto de atividades desde refeições vínicas, provas de vinhos, vindimas e até lagaradas que permitirão tornar a sua estadia num pequeno vislumbre para mundo do vinho.

Viva o ritmo da quinta e conheça todos os seus recantos e ocupantes, que a cada estação do ano revelam um segredo e um lado diferente da sua biodiversidade.

COMO CHEGAR

A facilidade de acesso pelo rio – há um cais para embarcações de pequenas dimensões que podem atracar – e vias rápidas (IP2 passa a quatro quilómetros da quinta) e comboio conferem excelentes acessibilidades à Quinta. A estação do pocinho destino final dos comboios da linha do Douro, localiza-se a cerca de três quilómetros do aldeamento, sendo que o tradicional comboio passa inclusivamente numa das margens da quinta, numa visão de autêntico romantismo.