As primeiras menções bibliografadas ao Saião, enquanto lugar, aparecem precisamente num dos primeiros mapas que incluem o Douro Superior e que resultou de uma das viagens do Barão de Forrester e de Antónia Adelaide Ferreira em 1848: ponto do Saião, Ribeira do Ponto do Saião.
Desde a sua aquisição pelos descendentes de D. Antónia no final dos anos 1909 a propriedade esteve sempre em posse e administração de várias gerações da família Olazabal Ferreira.
O ano de 2012 torna-se decisivo e transforma indelevelmente o fado da propriedade e dos que lhe pertencem. Esta passa agora a ser parte integrante da História de outra emblemática família do Douro e do Vinho do Porto: a família Van Zeller.
Hoje, a família Van Zeller é proprietária e gestora da propriedade, aliando a sua paixão pelo vinho e pelo Douro Superior à capacidade de negociante. De uma vindima à outra, a tradição e a História são sempre respeitadas, mas com um olho posto no futuro. Em cada decisão, a Família Van Zeller mantém a vontade e o compromisso de continuar e prosperar o legado do Douro e levar a sua glória além-fronteiras.